Aguardado há anos, enfim o Toyota Yaris começa a ser vendido no Brasil. Fabricado em Sorocaba (SP), o compacto chega nas versões hatch e sedã para preencher a lacuna entre Etios e Corolla. Os preços começam em R$ 59.590, mas podem chegar aos R$ 79.990 no caso do sedã.

Entre seus concorrentes estão as duplas Fiat Argo/Cronos, Volkswagen Polo/Virtus e Honda Fit/City, muito mais sofisticados que o Etios.

Tanto o hatch como o sedã estão disponíveis em cinco versões: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT, XS e XLS. Enquanto o três-volumes será vendido apenas com motor 1.5, o hatch usará motor 1.3 em todas as versões XL.

A propósito, os motores são os mesmos do Etios, porém um pouco mais potentes. O 1.3 16v Dual VVT-I rende 101/94 cv com álcool e gasolina, respectivamente, a 5.600 rpm. Já o 1.5 16V Dual VVT-i rende 110 cv/ 105 cv a 5.600 rpm. O câmbio manual tem seis marchas, enquanto o automático CVT simula sete – é exatamente a mesma transmissão do Corolla.

As dimensões são compatíveis com os compactos premium atuais. O Toyota Yaris tem 4.14 m de comprimento (4.43 m na versão sedã), 1.73 m de largura, 1.49 m de altura e 2.55 m de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas é de 310 litros no hatch e 473 litros no sedã. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.

Por fora, a diferença entre as versões é pequena nas versões XL e XL Plus Tech a grade é preta, enquanto nas XS e XLS há um friso cromado na parte de cima. As rodas são sempre de liga leve aro 15″, mas nas versões XS e XLS elas recebem acabamento diamantado. O XLS ainda tem faróis com projetor (com lâmpadas convencionais) e lanternas de LEDs. Não há, porém, luzes diurnas de LEDs (DRL) em nenhuma versão.

Os bancos são de tecido nas versões XL e XL Plus Tech e de couro nas versões XS e XLS. Além disso, ele conta com apoio de braços com porta-copos central a partir da versão XL Plus Tech

Por dentro, o hatch tem todo o acabamento, inclusive teto e colunas, na cor preta. No sedã, colunas e teto recebem acabamento cinza. Um detalhe que vale ressaltar: o assoalho traseiro é sempre completamente plano.

Os XL têm quadro de instrumentos com display LCD de 2.7”, enquanto as XS e XLS tem outro conjunto de mostradores com tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido com mais funções, como histórico de viagem, de consumo a cada cinco minutos e histórico mensal de valor (R$) versus consumo (litros).

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